Quantcast
Channel: Fluminense Football Club | Olímpico » Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 249

Afrânio da Costa, o atirador que trouxe a primeira medalha olímpica para o Brasil

$
0
0

Os atiradores Afrânio Costa, Guilherme Paraense e Edú Chaves

O atleta tricolor Afrânio Antônio da Costa foi o primeiro esportista a ganhar uma medalha para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Ele conquistou a prata na competição de pistola livre, nos Jogos da Antuérpia, em 1920. A segunda medalha, desta vez de bronze, também viria com a ajuda de Afrânio, na disputa por equipes. Nascido em 14 de março de 1892, na cidade de Macaé (RJ), o atirador também atuou como ministro no Tribunal Federal e foi o provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio entre 1962 e 1977.

Praticante e grande apreciador da modalidade, Afrânio Costa, amigo do então presidente do Fluminense Football Club, Arnaldo Guinle, foi um dos responsáveis pela construção do primeiro estande de tiro do clube, inaugurado em 1919, quando a modalidade já era uma das mais respeitadas pelas entidades desportivas mundiais. Tradicionalmente praticada por militares no Rio de Janeiro, a cidade ganhava mais um espaço para a prática, desta vez nas nas Laranjeiras, que já contava com o estádio de futebol, ginásio, quadras de tênis e piscina.

O estande, com seis boxes, localizado ao lado do ginásio, se tornou o posto de treinamento da equipe brasileira que participaria dos Jogos Olímpicos da Antuérpia, em 1920. Dentre os atiradores que estavam na delegação, o próprio Afrânio da Costa era capitão da equipe graças à liderança que mantinha juntos aos demais atletas.

Parte das medalhas de Afrânio da Costa expostas no Museu Interativo do Fluminense

Afrânio, além de garantir a primeira medalha olímpica para o Brasil, juntamente com uma equipe formada por Dario Barbosa, Fernando Soledad, Sebastião Wolf e Guilherme Paraense, conquistou também o bronze na prova por equipes. No retorno ao país, os atiradores foram recebidos pelo Presidente Epitácio Pessoa, no Salão Nobre do clube, e presenteados com uma placa alusiva ao grande feito desportivo internacional.

Carta do Fluminense Football Club desejando sorte aos atiradores que representariam o país nos Jogos da Antuérpia

Em 1934, o Fluminense construiu um segundo estande de tiros, devido ao aumento do número de atiradores. O espaço atual tem dois andares e sediou os campeonatos brasileiros de 1937, 1938 e 1940. Muitos atiradores tricolores se prepararam nas Laranjeiras para importantes eventos internacionais, como o Torneio Internacional Brasil X Argentina (1941); Olimpíadas de Londres (1948), Campeonato Mundial em Buenos Aires (1949), I Jogos Pan-Americanos em Buenos Aires (1951).

O estande de tiro recebe novos alunos durante o ano todo. Para informações, acesse o site http://www.standflu.com.br/ ou ligue para o telefone (21) 3179-7472.

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Mailson Santana e Bruno Haddad (Divulgação FFC) 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 249

Latest Images

Trending Articles